- Dificuldade fácil
- Tempo 20 min
- Rendimento 1 xícara
COMPOSIÇÃO DA PÁPRICA DOCE:
A Páprica Doce é composta pelos seguintes ingredientes: Páprica doce.
ALÉRGICOS: NÃO CONTÉM GLÚTEN.
DESCRIÇÃO DA PÁPRICA DOCE:
A páprica serve para colorir os alimentos de como por exemplo leguminosas, legumes, pães, arroz, etc. Se é picante ou não, vai depender da espécie de pimentão utilizado que pode variar entre o pimentão doce (mais comum), à versão mais picante extraída da pimenta caiena.
A páprica é obtida do pimentão doce depois de seco e moído é uma das mais populares, mas o que poucas pessoas sabem é que ela contém diversos benefícios. A capsaicina presente nos pimentões e nas pimentas é o que deixa a páprica mais ou menos picante, variando numa proporção de 0,005% na versão menos picante, a 0,1% nas espécies mais picantes. O sabor da páprica é obtido a partir de um óleo composto por hidrocarbonetos, ácidos graxos e ésteres e vitamina C.
Os benefícios da Páprica Doce são:
• Anti-inflamatório natural;
• Auxilia na digestão;
• Atua na produção de energia;
• Estimula a circulação;
• Melhora o sono;
• Promove o ganho de massa muscular e a queima de gordura;
• Regula a pressão arterial;
• Traz benefícios cardiovasculares.
Dentre o vasto universo das especiarias, a páprica doce é uma das opções mais conhecidas. Ela pode ser mais vermelha ou amarelada e o seu sabor depende principalmente do nível de capsaicina, um princípio picante que varia conforme o tipo de pimentão ou pimenta do qual ela é feita. Basicamente, é a presença dessa substância que define o tipo de páprica — ela só está presente na versão picante, pois na doce as sementes e membranas são removidas.
Por último, existe a páprica defumada, que se diferencia pelo processo de produção. Enquanto as outras variedades são desidratadas pelo calor, nesse caso o pimentão é desidratado sob a fumaça, adquirindo assim sabor e aroma.
COMO UTILIZAR A PÁPRICA DOCE:
Na culinária, a páprica doce é mais utilizada para dar uma coloração aos pratos.
É um condimento versátil, podendo ser utilizado em muitos pratos no lugar da pimenta vermelha moída. Dá cor e sabor em carnes, guisados ou ensopados e molhos.
DESCRIÇÃO DA CATEGORIA:
A palavra especiaria, condimento ou temperos naturais, desde os séculos XIV e XV na Europa Ocidental, se refere a diversos produtos de origem vegetal, de aroma ou sabor acentuados. Além de serem utilizadas na cozinha, é comum que os temperos e especiarias façam parte da medicina tradicional e na naturopatia, assim como podem ser utilizadas no ramo estético, por exemplo, em perfumes.